Bem-vindos!

Agora você poderá acompanhar os assuntos do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Foz do Rio Itajaí através da internet. As informações serão atualizadas semanalmente para que associados e empresas do setor de construção civil possam estar atualizados com os assuntos do setor.



terça-feira, 27 de maio de 2008

Imóveis: custo com certificação pode ser recuperado em 2 anos

No começo de abril, chegou ao Brasil o selo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), primeira alternativa para certificação de empreendimentos sustentáveis com adaptações às condições brasileiras. Com o selo, as construções podem ficar entre 1% e 5% mais caras, contudo, esse encarecimento poderá ser recuperado com economias futuras.
Segundo o diretor da Fundação Vanzolini (entidade que coordena o selo), Manuel Martins, ainda que o comprador pague um pouco mais, a estimativa é que em dois anos esse valor seja recuperado pela economia de água, de energia e pela duração dos materiais.
O selo fará companhia ao Leed (Liderança em Energia e Desenho Ambiental), uma certificação norte-americana já aplicada no país, e analisará 14 itens, sendo que, para cada um deles, a construção receberá um conceito (bom, superior ou excelente).
A certificação
Para obter o selo, a obra terá de ser avaliada como excelente em, no mínimo, três quesitos e como superior em, no mínimo, quatro. Alguns dos critérios avaliados compreendem a relação da construção com o seu entorno, a gestão da água, da energia e dos resíduos de uso e operação da edificação.
Além disso, itens como o conforto higrotérmico (relativo à umidade e à temperatura), acústico/ visual e a qualidade sanitária dos ambientes da construção, de água e do ar também são avaliados.
Primeiramente, o selo será válido apenas para empreendimentos comerciais. O primeiro projeto piloto é um resort em Pernambuco, que já está sendo erguido. Em breve, a Fundação Vanzolini deve assinar um contrato com a Qualitel para começar a certificar construções residenciais.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: