Bem-vindos!

Agora você poderá acompanhar os assuntos do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Foz do Rio Itajaí através da internet. As informações serão atualizadas semanalmente para que associados e empresas do setor de construção civil possam estar atualizados com os assuntos do setor.



terça-feira, 13 de maio de 2008

Preços da habitação sobem menos para brasileiros de baixa renda, revela FGV

Os preços da habitação variaram menos para os brasileiros com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos nos últimos meses, revela levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Em abril, por exemplo, os custos da habitação aumentaram 0,13% para as pessoas da baixa renda, de acordo com o IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1). Já o IPC do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) mostrou uma alta de 0,38% para estes custos.
Exceção em março
Apenas no mês de março a inflação dos itens da habitação foi maior para as pessoas que recebem entre 1 e 2,5 salários mínimos (0,39%) do que para a média nacional (0,32%).
Segundo os indicadores da FGV, no acumulado do ano as variações são de 0,88% para os brasileiros de baixa renda e de 1,06% no geral. Já nos últimos 12 meses encerrados em abril os percentuais são de 2% e 2,37%, respectivamente.
Destaque
Entre março e abril deste ano, o aumento dos preços da habitação para os consumidores menos abastados passou de 0,39% para 0,13%, sendo que o principal destaque para esta queda partiu do item tarifa de eletricidade residencial (de 0,78% para -0,08%).
Conforme explica a FGV, na média da população, os gastos com habitação são os mais representativos. Já entre as famílias de baixa renda o predomínio dos gastos fica com a alimentação.
Para se ter uma idéia, o desembolso mensal dos mais pobres com comida é de 39,62%, ante 27,49% da média. No caso da habitação, a proporção é de, respectivamente, 28,49% e 31,84%.

Fonte: InfoMoney/ CRECI/SC

Nenhum comentário: