Bem-vindos!

Agora você poderá acompanhar os assuntos do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Foz do Rio Itajaí através da internet. As informações serão atualizadas semanalmente para que associados e empresas do setor de construção civil possam estar atualizados com os assuntos do setor.



quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mercado imobiliário: como distinguir o verde das outras cores

Muito se fala sobre construção sustentável, mas ainda é difícil encontrar empreendimentos ambientalmente corretos. Quem abre os cadernos de classificados dos grandes jornais em busca de imóveis ambientalmente corretos vai encontrar um grande volume de ofertas oferecendo áreas verdes e parques próximos ao condomínio, e uma enorme variedade de áreas de lazer e serviços. Mas será que isso representa, de fato, cuidado com o meio ambiente e preocupação com a sustentabilidade? Na verdade muito pouco ou quase nada. A proximidade de parques facilita o contato com a natureza, mas isso não quer dizer que a construção e o funcionamento dos edifícios levem em consideração critérios ambientais. Para ser, de fato, um “edifício verde” é preciso muito mais.
O conceito de construções verdes e sustentáveis, conhecido por sua denominação em língua inglesa, green building, ou seja, edifício ou construção verde, surgiu nos Estados Unidos e já chegou à Europa e Ásia. A idéia principal é que essas edificações agridam o mínimo possível o meio ambiente desde os materiais usados durante a construção até os custos ambientais de manutenção do edifício.
Existe uma certificação criada pelo Conselho Norte-Americano de Construção Verde (United States Green Building Council) para garantir que o imóvel foi construído e funciona de modo ambientalmente correto. Trata-se de um selo chamado LEED, da sigla em inglês Liderança em Design Ambiental e Energético (Leadership in Energy and Environmental Design). O selo passou a ser uma norma reconhecida internacionalmente a partir de 2004 e começa a aparecer também por aqui.
A diretoria da Sustentax, empresa responsável pela certificação do Green Building da LEED no Brasil, conta que a procura pelo selo está crescendo muito. “No segundo semestre deste ano, o crescimento foi de 100% em relação a 2006”, informa Paola Figueiredo sem revelar os números. A Sustentax já concedeu diversas pré-qualificações, mas a própria empresa informa que, para a obtenção definitiva do selo, o caminho é longo e as exigências devem ser seguidas até o final do processo.
O primeiro edifício residencial a receber a pré-certificação Green Building da LEED foi o Ecolife Independência, localizado no bairro do Ipiranga em São Paulo, lançado no último mês de setembro pelo Grupo Esfera. O certificado definitivo do Green Building só será entregue seis meses após o habite-se do empreendimento, quando será analisado o funcionamento de todos os diferenciais implantados.
O condomínio apresenta 13 diferenciais ecológicos para proporcionar melhor uso dos recursos naturais durante a vida útil do empreendimento, nove voltados para sustentabilidade e cinco para qualidade de vida. São eles:
1) pomar e herbário; 2) coleta de lixo seletiva; 3) sensores de presença; 4) reuso de água 5) captação de água pluvial; 6) água filtrada em todos os pontos de consumo; 7) aquecimento de chuveiros a gás; 8) medidores individuais de consumo de gás e de água; 9) janelas dos dormitórios com persianas;
10) churrasqueira limpa sem o uso de carvão vegetal; 11) elevador com cabine ecológica e motor de alto desempenho; 12) placas de captação de energia solar; 13) pré aquecimento de água com placa solar.
Para se ter uma idéia da dificuldade em na obtenção do selo definitivo, em toda a América Latina existe apenas uma construção contemplada com o Green Building da LEED. É uma agência do Banco Real, Parceiro Pioneiro do Akatu, no bairro da Granja Viana, em São Paulo. O prédio recebeu o selo em junho de 2007. A lista de itens para que a agência conseguisse a certificação demonstra que é necessário cumprir com requisitos bastante criteriosos para fazer parte desse seleto grupo. Depois dessa experiência, o banco decidiu desenvolver um programa especialmente para privilegiar o financiamento de edifícios verdes.
Além de respeito ao meio ambiente, os edifícios verdes também oferecem economia financeira para quem mora neles. Devido, entre outros fatores, ao menor consumo de energia e água na manutenção dos prédios, os valores das taxas condominiais são, em média, 20% a 25% mais baratas do que as dos prédios convencionais, relata Paola, da Sustentax. Isso compensa rapidamente o preço dos imóveis, que costuma ser cerca de 5% a 10% mais caro do que os demais, conforme informou a edição de 12 de setembro de 207 da revista Isto É Dinheiro. O investimento também é recuperado na hora da venda. “O poder de revenda de um imóvel que consome menos é muito maior do que um convencional” declara Marcelo Valdrighi, gerente de estudos de mercado da área de crédito imobiliário do Banco Real.
Especialistas do setor imobiliário são unânimes em concluir que o futuro da construção civil passa necessariamente por projetos que impactem menos o meio ambiente. Mas até que a tendência se estabeleça definitivamente, o consumidor pode ter dificuldades para identificar quais as construções que merecem ser chamadas de “verdes”.

Por Longitude 48 – consultoria empresarial

Um comentário:

Unknown disse...

Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidou de mim por causa da minha experiência anterior com credores on-line, você sabia disso pouco? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com / whats-app number +393511617486 .... on-line para crédito e não vítima de fraude Obrigado.